quarta-feira, 3 de maio de 2017

Vídeo: Câmara realiza sessão com vereadores que escreveram a “Certidão de Nascimento” de Teixeira de Freitas


A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na manhã desta quarta-feira (03/05), uma sessão especial para homenagear o primeiro prefeito e todos os 13 primeiros vereadores do Poder Legislativo na legislatura 1986/1988. O ato foi assinado pelo atual presidente da Câmara, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) com a chancela dos demais atuais 18 vereadores da casa.

A sessão foi aberta por uma belíssima apresentação da orquestra 9 de maio, regida pelo maestro Orley Silva. Na sequência o presidente Agnaldo Teixeira pediu permissão ao plenário para transferir a presidência ao ex-vereador José Sérgio, primeiro presidente da Câmara Municipal na década 80, para que presidisse a sessão especial e assim se procedeu.


O plenário então passou a degustar da história do município sob os mais emocionantes e culturais discursos dos primeiros legisladores da cidade que construíram a primeira certidão de nascimento de Teixeira de Freitas (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da Câmara). O primeiro prefeito do município Temóteo Alves de Brito, que coincidentemente é o atual prefeito pelo PSD, também foi homenageado.

Dos 13 vereadores da época apenas 10 estão vivos e compareceram 9: Amélia Maria Stancine Campana; Cláudio Seije Watanabe; Draus Coelho Rocha; José Lomanto Cardoso de Matos; José Sérgio Almeida Figueiredo; Ricardo Ramos Pereira; Osair Nascimento Correia; Wagner Ramos de Mendonça e Wilson Alves de Brito Filho “Wilsinho”. Apenas Denerval Alves Cardoso não compareceu.

Três daqueles 13 vereadores da ocasião já estão falecidos, que são: Wilson Guimarães Soares, Geraldo Antônio Roni e Ervino Stock.

Dois suplentes que na época também assumiram mandatos foram homenageados na sessão especial: Agnaldo Ferreira dos Santos “Agnaldinho” (atual secretário Municipal de Habitação) e Gilmar Guimarães Queiroz (empresário da construção civil). O médico Nelson do Prado Fernandes que na época teve o mandato interrompido pela justiça eleitoral, não compareceu a sessão especial em que também seria homenageado.


Os trabalhos foram dirigidos pelo primeiro presidente do Poder Legislativo, José Sérgio Almeida Figueiredo que exerceu o cargo no período de 29 de abril de 1986 a 31 de dezembro de 1987. No primeiro mandato político do município de Teixeira de Freitas, durou apenas três anos e começou em 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1988.

A mesa foi composta pelo presidente de honra José Sérgio, pelos ex-vereadores José Lomanto, Draus Coelho Rocha e Osair Nascimento Correia. Ainda pela servidora mais antiga da Câmara, Maria José Barros; pelo prefeito Temóteo Brito; pela professora aposentada da UNEB, Marli Néri; e pelo atual presidente da Câmara, vereador Agnaldo Teixeira.


Igualmente todos os outros homenageados, a servidora decana da Câmara Municipal, Maria José Barros dos Santos, também recebeu uma placa em tributo aos seus relevantes serviços prestados aos longos dos últimos 28 anos ao Poder Legislativo teixeirense.

Todos os ex-vereadores da primeira legislatura promoveram discursos e cada um teve em particular uma fala histórica. Todos eles muito emocionados e tocados com a homenagem, mas lembraram das dificuldades daquela época e demonstraram a importância daquele esforço que tanto contribuiu para o progresso de hoje.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” disse que a promoção desta sessão especial representa o reconhecimento a quem fez muito pelo desenvolvimento de Teixeira de Freitas. “A nossa iniciativa de homenagear o primeiro prefeito e os parlamentares da época significa o reconhecimento por tudo que eles promoveram para que a nossa cidade se transformasse no que é hoje, grande e progressista. Estamos aqui apenas reconhecendo um pouco da nossa história, afinal de contas, quem não preserva seu passado, não constrói o seu futuro”, destacou o presidente Agnaldo da Saúde. (Por Athylla Borborema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário