terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ESF Marotinho realiza palestra aos moradores sobre febre amarela, em Itamaraju

Uma palestra sobre febre amarela, dengue, chikungunya e vírus zica foi realizada nesta segunda-feira (06), nas dependências da Escola.M.E.F. Profa. Maria D’Ajuda de Oliveira Mattos, no Bairro Marotinho, em Itamaraju.
A palestra foi ministrada pelos profissionais da saúde do ESF Marotinho, com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto às ações de controle e prevenção da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela.

De acordo com o palestrante Fábio D’Esquivel ( Enfermeiro do ESF Marotinho) a vacina contra a febre amarela é a principal prevenção existente hoje.

Durante a palestra Fábio enfatizou a importância da prevenção e as manifestações clínicas que a febre amarela apresenta, salientando o quanto é importante sabermos de tudo o que se refere ao vírus.

“A eficácia da vacina contra a febre amarela é de 90%, sendo necessário um reforço para completar os 100% de imunidade. Devemos ficar atentos aos cartões de vacina e se dirigir ao posto mais próximo para tirar as dúvidas quanto à imunização”, destacou.

Sintomas da doença 


Casos moderados provocam febre, dor de cabeça, náusea e vômitos. Casos mais graves podem gerar problemas cardíacos, renais e hepáticos fatais.
As pessoas podem ter:
Dor local: abdômen, costas ou músculos
No corpo: calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite
No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito
Também comum: confusão mental, dor de cabeça, hemorragia ou icterícia
Doença grave: consulte um médico para receber orientação

Logo após a palestra, os moradores da comunidade que ainda não haviam se vacinado, foram imunizados.

Esteve participando da palestra, o Presidente da AMBAM ( Associação de moradores do Bairro Marotinho), Finéias Messias e outros membros da diretoria.
(Por Itamaraju Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário