sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Petrobras reduz preço do diesel e da gasolina; mudança vigora a partir de sábado

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (14) uma redução no preço dos combustíveis, que entrará em vigor a partir da zero hora deste sábado (15). A redução será de 2,7% (média Brasil) no preço do diesel e de 3,2% (média Brasil) no preço da gasolina, na refinaria. Em 2009, a redução ocorreu em junho: a gasolina teve queda de 4% e o diesel, de 15%. O impacto da medida, tomada pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços da estatal, no preço final dos combustíveis, dependerá da decisão dos redes e distribuidoras.

Se a mudança for repassada integralmente, o preço ao consumidor final do diesel pode cair 1,8%, o equivalente a R$ 0,05 por litro. No caso da gasolina, a redução será de 1,4% ou R$ 0,05 por litro. A estimativa foi calculada pela petrolífera.

A Petrobras informou em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que "a decisão do grupo gestor levou em conta o crescente volume de importações, o que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados".

A companhia afirmou também que "a principal diferença em relação ao que ocorre hoje é o prazo para os ajustes em relação ao mercado internacional" e que "a nova política prevê avaliações para revisões de preços pelo menos uma vez por mês. É importante ressaltar que, como o valor desses combustíveis acompanhará a tendência do mercado internacional, poderá haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias". (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário