sábado, 15 de outubro de 2016

Bahia fica fora do Horário de Verão, que começa à 0h de domingo; confira o que muda

Pelo 5º ano seguido, o estado não participará da medida que economiza energia, mas alguns serviços serão alterados
O Horário de Verão começa à 0h deste domingo (16), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que vai até o dia 19 de fevereiro de 2017, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. A Bahia, portanto, está de fora da mudança, que visa aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.
A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o Horário de Verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

O Horário de Verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

A medida também é adotada em diversos países, como forma de usar energia de forma mais eficiente, especialmente nos países com geração termelétrica, ou de racionalizar o uso da infraestrutura energética. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado “Daylight Saving Time”, geralmente entre março e novembro.

Com Horário de Verão no país, serviços mudam em estados que não aderem à medida
Pelo 5º ano seguido, a Bahia não participará do Horário de Verão, que começa amanhã, mas alguns serviços serão alterados. É o caso das agências bancárias, que terão os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora no interior. Já em Salvador e cidades da Região Metropolitana, os horários de atendimento seguem normais.

Nas casas lotéricas, as apostas vão obedecer ao horário de Brasília e serão encerradas uma hora antes do normal.

Os Correios funcionarão normalmente, entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta-feira, mas, de acordo com a empresa, na capital, e em Feira de Santana, o horário limite para as postagens de objetos será antecipado.

Na Globo/TV Bahia, a programação será adiantada em uma hora e, assim, o Fantástico será exibido até fevereiro às 19h30. Durante a semana, a principal mudança é que a novela Haja Coração vai ao ar depois do Jornal Nacional, transmitido ao vivo, às 19h30.

Quem tem viagem marcada para este fim de semana deve ficar atento aos horários de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas. (Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário