sábado, 30 de julho de 2016

Saúde Mental analisada em ciclo de palestras organizado pela Igreja Adventista

Dr. César V. de Souza é autor dos livros “Casamento: o que é isso?” e “Consultório Psicológico”
Para ministrar um ciclo de palestras com temas voltados para a saúde mental, a Igreja Adventista do 7º Dia trouxe a Jequié, o médico psiquiatra e psicoterapeuta Dr. César Vasconcellos de Souza, , membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e “Institute of Medical Ministry” do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural. 

As palestras no auditório do CEEP Régis Pacheco tiveram início na quinta-feira (28/7), à noite, com o tema “Psicossomática: o corpo e a mente juntos” e, nos dias seguintes “Como lidar com a ansiedade excessiva?”, “Caminhos para o Equilíbrio Emocional e Espiritual”, “Casamento: o que é isso?”, “Psicodinâmica: a história de sua vida emocional” e “Depressão: o que mais além da medicação?”. 

Um dos temas abordados pelo Dr. César, o “Transtorno de Personalidade” (TP), é apontada como, “alteração grave da personalidade não ligada à outra doença física ou mental, acidente ou alteração cerebral. Não é doença em si, mas anomalia no desenvolvimento mental na qual há falta de harmonia da capacidade de sentir os afetos, déficit nos impulsos e condutas. 

Sendo o portador geralmente visto como pessoa problemática e de difícil relacionamento interpessoal, que não consegue produzir na vida, tem dificuldade em ter emprego estável, tem comportamento turbulento, atitudes desajeitadas, com alterações na maneira como vê o mundo, como expressa os sentimentos, tendo um estilo de vida mal adaptado, inflexível que prejudica a si e aos outros”. 

O TP surge no começo da vida adulta e em geral se torna crônico se não tratado. Atinge de 10% à 15% da população geral. “Uma criança vivendo num ambiente com maus-tratos terá seu cérebro moldado por estas experiências traumáticas com a formação de circuitos cerebrais alterados”, explica o médico psiquiatra  (Jequié Reporter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário